Números primos afastados

Há 76 anos que os matemáticos se debruçavam sobre esta questão. Alguns, debruçaram-se de tal forma que caíram.

(Desculpem, não resisti. Vou recomeçar.)

Há 76 anos que os matemáticos se debruçavam sobre esta questão: qual a maior distância possível entre dois números primos?

(Daniel Kulinski/Flickr)

Números primos são números apenas divisíveis por si próprios ou por 1. Ou são dois números em que um dos progenitores de um é irmão de um dos progenitores do outro.

(Desculpem, não resisti. Vou continuar.)

O primeiro matemático a debruçar-se sobre esta questão debruçou-se pouco, porque já não ia para novo e as costas já não deixavam.

O segundo matemático era novo e achou que aquele tipo de cálculo era um pouco aborrecido. Precisava de um tipo de cálculo que tivesse gajas e sol. Passados sessenta anos, ainda está numa praia em Miami a contar grãos de areia. Não se sabe em que número vai, não porque a sua história tenha caído no esquecimento, mas porque o próprio já se perdeu na conta.

O terceiro matemático a enfrentar este problema desinteressou-se dos números primos. Passou a estudar primas: nomeadamente, uma prima de um amigo, que era bem jeitosa, e que ele conheceu num casamento.

Em Maio de 2013, Yitang Zhang provou que os números primos nunca podem ter, entre si, mais de 70 milhões de números. E que não podem comer feijão, porque incham, com os gases.

Com base nesta descoberta, os matemáticos Terence Tao, Kevin Ford e Sergei Konyagin tentaram descobrir a fórmula que calcula a distância máxima entre dois números primos.

Conseguiram e, agora, preparam-se para revelar a verdade ao Mundo. Mais do que saber qual o sentido da vida, se há vida extraterrestre ou quem vai ganhar o campeonato de futebol da Estónia, precisávamos de saber isto.

Tanto quando o Texto Incompleto apurou, quando estes três matemáticos perguntaram a Yitang Zhang como descobriu que dois números primos não podiam distar mais de 70 milhões de números, Zhang respondeu que tinha recorrido ao cálculo integral, à álgebra e à aritmética, à acupunctura e ao chá de loureiro.

Depois de tudo ter falhado, perguntou ao avô, que era mestre de Kung Fu. Como toda a gente sabe, os mestres de artes marciais sabem tudo.

Quando lhe perguntaram por que demorou tanto tempo a revelar, se bastava perguntar ao avô, ele respondeu: os mestres de artes marciais demoram muito tempo a dizer qualquer coisa.

Comentários

  1. « Números primos são números apenas divisíveis por si próprios ou por 1. »

    Não. Todos os números podem ser divididos.

    Mas os números primos são números que apenas podem ser divididos por si próprios ou por um para darem um resultado que é um número inteiro.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário