Afinal, somos o melhor país do Mundo?

Não sei se o leitor sente o mesmo, mas começo a ficar confuso com aquelas listas de melhores coisas do Mundo que envolvem Portugal. Nunca repararam? “A melhor praia do Mundo é portuguesa.” “Praia portuguesa entre as 25 melhores do Mundo.” “Portugal é o melhor destino de férias de 2014.” “Melhor destino de surf é Portugal.”

A sério: afinal, somos o quê? Em que lugar estamos? Somos mesmo o melhor destino? Ou o segundo? Ou o 15.º? E as praias? São as melhores?

(Dennis Jarvis/Flickr)
Devia haver um consenso, nesta matéria. É como no BES: deviam decidir se aquilo vale a pena ou não. E depois comunicavam alguma coisa palpável. É como no Benfica: deviam ter dito logo quantos jogadores iam sair. É como aquela miúda que não nos dá grande bola: devia dizer-nos se temos hipótese, para podermos saber o que fazer.

A verdade é que, a seguir ao sentido da vida, a questão que mais inquieta os portugueses é: quando acabam as pilhas da Cristina Ferreira?

Não, não é esta. É a seguinte: somos ou não o melhor destino de férias do Mundo?

A pensar nesta questão, investiguei outros aspectos em que podemos aparecer num top qualquer, organizado por um jornal ou uma revista de outro país.

Política
Só agora Portugal foi superado pelo Brasil no primeiro lugar do top de países que hipotecam o seu futuro para organizar grandes eventos internacionais.

Economia
Entre os “bancos maus” da Europa, o BES é o 3.º mais fofinho.

Cultura
Quim Barreiros foi considerado o melhor poeta do Mundo a falar de obscenidades por código. Portugal tem, entre os “Toys” de todo o Mundo, aquele que canta melhor.

Desporto
Oito em cada dez condutores portugueses comporta-se como se estivesse num grande prémio de Fórmula 1. Destes, metade tem um desfecho típico de um circuito de carrinhos de choque.

Gastronomia
No top-10 das melhores papas de sarrabulho da Via Láctea, todas são portuguesas. O facto de só se cozinhar este prato em Portugal pode ter contribuído decisivamente para este resultado.

Sociedade
Portugal é o país do Mundo com mais pessoas que acham que qualidade de vida é tirar uma fotografia aos próprios pés, na praia. Portugal é o 5.º país do Mundo em que mais pessoas destruiriam o planeta, para poderem salvar o seu clube de futebol.

Com isto, espero ter aumentado a confusão. Afinal, em que lugar estamos? E, mais importante, essa classificação foi por culpa do árbitro?


Independentemente da dúvida acerca do lugar que ocupamos numa determinada tabela, o importante é que não faltará muito tempo para outro jornal ou outra revista nos colocar num top qualquer. No fundo, é como sair à noite: às vezes, acham-nos piada, outras vezes, não.

Comentários